História da Cidade de Cobija, Pando - Bolivia (Resumo)



Cultura, Beleza e História. com essas palavras consigo definir perfeitamente a cidade de Cobija, capital do distrito de pando. Cobija hoje, dia 09 de Fevereiro de 2020 completa 114 anos de idade. e em sua homenagem vamos contar um pouco de sua história que remontam a sua ocupação lá em 1862.








*Antes de tudo e preciso que vocês saibam algumas informações do Local 👇


  • Informações:

A cidade de cobija é a capital do Distrito de Pando, possui 55.692 habitantes (2012). sua economia é movida pelo mercado regional, sendo muito utilizado por países vizinhos (Peru, Brasil) para compra de itens a preço mais acessíveis, ou como uma opção mais viável para pessoas que sonham em cursar o tão sonhado curso de Medicina, pois as faculdades da região oferecem preços bem atrativos.
Imagem: Localização de Cobija.







Agora que já estamos informados sobre o local, sente-se em um lugar confortável, pegue uma bebida agradável e embarque comigo nessa História.💭

  • Ocupação (1862):

Imagem: Seringueira, Arvore nativa da região Amazônica
No ano de 1862 a região antes ocupada por Indígenas, começou a ser ocupada por Bolivianos e Brasileiros atrás do tão aclamado Ouro Negro, nome dado pelos habitantes ao Leite da seringueira por seu alto valor de mercado. o mesmo futuramente foi o grande motivo da guerra entre esses dois países, guerra que nós Brasileiros chamamos de Guerra do Acre









  • Participação na Guerra do Acre (1902)

Imagem: Memorial que retrata a intervenção da columna Porvenir
A Batalha mais sangrenta da guerra do Acre aconteceu em seus arredores, conhecida como batalha del Bahia. uma batalha que não possui numero estimado de mortos, mas que também foi a pior derrota brasileira na guerra do acre. tudo aconteceu quando um acampamento de soldados brasileiros foi atacado por um agrupamento de defesa Boliviano chamado columna porvenir, liderado por Nicoláz Suárez  e tendo como um dos principais integrantes o seringueiro tacana chamado Bruno Racua que com sua habilidade com arco e flecha atirou flechas incendiarias no acampamento, gerando o caós entre os brasileiros, pegando os mesmos de surpresa, com pouca munição e armas inferiores. a columna porvenir fez as tropas brasileiras recuarem, acabando assim com uma possível chance de avanço e tomada da cidade de Cobija.

  • Nascimento do Puerto Bahia (1906):
Nascida do ouro e do sangue de seus criadores no dia 09 de Fevereiro de 1906, Puerto Bahia foi o primeiro nome dado a cidade de Cobija. Uma homenagem ao porto de mesmo nome que a região possuía. Puerto Bahia era um porto de extrema importancia para a economia e desenvolvimento da região, era base do comercio entre Brasileiros e Bolivianos que estavam a procura de mercadorias. Grandes navegações chegavam e saiam do Puerto Bahia, lotadas de pessoas, Ouro Negro e Etc. suprindo as necessidades e demandas da região. Puerto Bahia mudou seu nome para o atual em 1908 em homenagem ao antigo porto de mar boliviano Cobija (Lamar) no Oceano Pacífico.

Fotografia: Grande embarcação no Puerto Bahia


Fotografia: Puerto Bahia, ano de 1930.

  • Capital do departamento de Pando (1915-1938):

Brasão do distrito de Pando
Cobija foi de 1915 ate 1938 sede do território nacional de colonias, e em 1938 graças ao coronel Germán Bush, foi nomeada como capital do departamento de Pando. Nesse periodo a riqueza obtida com a exportação do Ouro Negro contribuiu fortemente na manutenção do estado nacional.  


  • Conclusão:
Chegamos a conclusão deste depoimento, com a certeza de que foram anos e anos de muita luta para Cobija ser hoje o que ela é, tenho orgulho de dizer que os vestigios desse passado estão bem de baixo do meus olhos e posso vivenciar isso com mais intensidade. Gostou? Quer ver a História em um melhor angulo? já já vai sair um vídeo especial no canal complementando essa História. 


FIM


Em Breve. Vídeo sobre o tema em nosso canal no Youtube.















Comentários